A Phelcom Technologies participou do 42º Simpósio Internacional Moacyr Álvaro (SIMASP), promovido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pelo Instituto Paulista de Estudos e Pesquisas em Oftalmologia (IPEPO), de 14 a 16 de fevereiro, em São Paulo. Na ocasião, a startup apresentou os resultados do Programa de Teleretinografia para Diabetes, realizado durante a 21ª Campanha Nacional Gratuita de Prevenção do Diabetes, que ocorreu de 7 a 14 de novembro, em São Paulo.

 

O cofundador e CEO da Phelcom, José Augusto Stuchi, com os oftalmologistas Renan Ferreira Oliveira e João Neves de Medeiros

 

O cofundador e CEO da Phelcom, José Augusto Stuchi, explicou que esse foi o primeiro teste em alta escala da tecnologia desenvolvida. “Durante os sete dias de mutirão, realizamos exames de retina em 500 pacientes com o retinógrafo portátil Eyer no contexto de validação clínica, apoiado pela Unifesp e IPEPO. Devido à rapidez dos exames e a integração com uma plataforma online, os laudos puderam ser emitidos por um especialista a quilômetros de distância”, conta Stuchi.

Das 500 pessoas examinadas, 53% não apresentavam complicações da diabetes nos olhos. Já 47% foram encaminhadas para tratamento. Destes, 11% foram diagnosticadas com retinopatia diabética (5% em estágio moderado/grave), também 11% com glaucoma, 9% com catarata e 4% com maculopatia diabética.

 

Eyer

 

O Eyer será lançado neste ano pela Phelcom. A expectativa é que 50 mil pacientes sejam impactados pela tecnologia em 2019. “O nosso objetivo é democratizar o acesso a exames oftalmológicos. Atualmente, cerca de 85% das cidades brasileiras não tem acesso a especialistas e aparelhos que façam o diagnóstico de doenças nos olhos”, afirma Stuchi.

Com isso, o Eyer deve auxiliar no combate à deficiência visual grave e cegueira, problemas que atingem mais de 250 milhões de pessoas no mundo todo. Hoje, 75% dos casos ocorrem por falta de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento correto. Conheça o Eyer.

 

SIMASP 2019


O Simpósio Internacional Moacyr Álvaro (SIMASP), promovido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), é um dos maiores eventos da área de oftalmologia do país. A 42ª edição, que aconteceu de 14 a 16 de fevereiro, em São Paulo, reuniu mais de 2,5 mil congressistas, nacionais e internacionais.

Os participantes conheceram todas as novidades da área, tendências mundiais e inovações tecnológicas por meio de palestras, cursos e diversas atividades.