Foi durante um congresso em Natal (RN), em 2018, que o oftalmologista Hélio Roberto de Melo Lima conheceu a proposta de um equipamento inovador para exames de retina: o Phelcom Eyer.

O retinógrafo portátil funciona acoplado a um smartphone e possui câmera de alta resolução. Desse modo, captura a imagem do fundo do olho em excelente qualidade. Integrado a uma plataforma online, o Eyer Cloud, envia automaticamente os dados para o laudo de um especialista.

Na época, o aparelho ainda estava em processo de desenvolvimento pela startup Phelcom Technologies, mas já contava com o apoio e investimento de instituições renomadas, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), o Programa de Promoção da Economia Criativa da Samsung e as incubadoras Supera Parque e Eretz.bio – essa última do Hospital Israelita Albert Einstein.

 

Primeiro cliente

 

Lima acompanhou a evolução da tecnologia até o lançamento no mercado, em abril de 2019. E foi o primeiro cliente a adquirir o produto. “Decidi investir nessa aquisição pela facilidade de uso e bom preço”, relembra.

De lá para cá, já fez mais de 600 exames em seu consultório. Atualmente, utiliza o equipamento duas vezes na semana, em média. Dos exames realizados, a retinografia é o mais frequente.

O oftalmologista também destaca outros pontos fortes do produto: boa qualidade das imagens, alta eficiência e funcionalidade do Eyer Cloud – plataforma em nuvem que armazena todos os exames e laudos – e o valor. “O custo-benefício é excelente. Não existe outro do mesmo nível. Imbatível”, afirma.

 

Lâmpada de fenda

 

suporte para lâmpada de fenda

Suporte para lâmpada de fenda da Phelcom

 

Recentemente, Lima também adquiriu o suporte para lâmpada de fenda da Phelcom Eyer. “Foi uma boa aquisição, pois é muito eficiente e facilita a tomada das imagens”, explica.

O suporte permite a fixação do Eyer, refazendo assim a experiência de retinógrafos de mesa. Além disso, auxilia para a manutenção do distanciamento social nos atendimentos, já que o profissional não precisa encostar na testa do paciente como ocorre no exame tradicional.

 

Phelcom Technologies

 

A Phelcom Technologies é uma startup que une tecnologia e saúde, com sede em São Carlos (SP). Cria dispositivos portáteis, conectados e vestíveis com o propósito de democratizar o acesso à saúde, oferecendo mais com menos e para mais pessoas.

“É uma excelente e promissora empresa. Tem um ótimo atendimento em todo o processo de venda e no suporte para o uso do equipamento. Eu indico”, finaliza.