A miopia é o mal do século, de acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso porque a doença deve atingir 35% do mundo todo em 2020 e 52% da população em 2050. Atualmente, 1,95 bilhões sofrem com o problema e, em 2030, serão 3,36 bilhões, segundo o Relatório Mundial sobre Visão da OMS.

De fato, o público que mais vem sendo afetado pela miopia é o jovem. É muito comum que o distúrbio se desenvolva na época escolar. Porém, o estilo de vida atual já influencia diretamente no número alarmante atual e projetado de portadores da doença. Como exemplo, o uso excessivo de telas e a permanência maior em locais fechados.

Por isso, é importante conhecermos as novidades em tratamento para miopia. Como a primeira lente de contato para controlar a evolução da doença em crianças, a MiSight. O novo procedimento foi aprovado recentemente pela Food and Drugs Administration (FDA) e começará a ser comercializado nos Estados Unidos no início de 2020.

Veja neste post como funciona a lente e os benefícios.

 

Tratamento para miopia – lente

 

Recentemente, a Food and Drugs Administration (FDA) aprovou a primeira lente de contato capaz de controlar a evolução da miopia em crianças. A FDA é um órgão americano semelhante à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

E como o novo tratamento para miopia funciona? A lente tem dois anéis periféricos concêntricos que permitem focalizar a luz na frente da retina. Desse modo, diminui o estímulo para a progressão da doença ao modificar o foco central e impedir o crescimento do olho. Assim sendo, estabiliza o grau da miopia.

Além disso, a nova terapia não apresenta efeitos colaterais e nem desconforto para as crianças. O que, sem dúvida, é uma vantagem em relação a outros tratamentos.

Mais um benefício é o uso com descarte diário, o que diminui a possibilidade de contaminação devido a manutenção errada. A recomendação é que as lentes não sejam utilizadas durante a noite.

A nova lente é recomendada para crianças de 8 a 12 anos.

 

aumento dos casos de miopia

 

Nova terapia no Brasil

 

A princípio, não há previsão da chegada do novo tratamento para miopia no Brasil. Porém, a lente já está disponível em outros países como Canadá, Reino Unido, França, Espanha, Portugal, Holanda, Alemanha, Áustria, Suíça, Cingapura, Malásia, Hong Kong, Austrália e Nova Zelândia.

 

Conclusão

 

Por fim, falamos neste post sobre a aprovação da FDA, nos Estados Unidos, do novo tratamento para miopia em crianças. A nova lente controla a progressão da doença.

De fato, novidades no tratamento dessa doença é sempre bem-vinda. Principalmente porque os dados alarmantes do problema em todo o mundo já comprovam que enfrentamos uma verdadeira epidemia.

 

Você gosta de estar por dentro das novidades na área de saúde? Então, acompanhe o blog da Phelcom.

 

Inscreva-se