De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o glaucoma atinge 70 milhões de pessoas no mundo todo. Só no Brasil, a estimativa é de 1,2 milhão de casos, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Para você ter uma ideia melhor da dimensão dessa doença, ela é uma das principais causas de cegueira irreversível no mundo.

Isso porque metade das pessoas afetadas nem sabe que possui o problema, pois não há sintomas na fase inicial. Na verdade, um levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) mostrou que 80% dos portadores não mostram indícios de glaucoma. Infelizmente, muitos pacientes só descobrem quando já estão em estágio avançado.

De fato, a doença não tem cura. Porém, há tratamentos que diminuem os danos causados e contém a sua progressão.  E, além disso, já está comprovado que a adoção de hábitos saudáveis ajuda a manter e até ganhar mais qualidade de vida.

Por isso, vamos falar neste post como o estilo de vida saudável auxilia no controle do glaucoma, incluindo à prevenção, por meio de vários estudos e pesquisas. Veja o que você pode fazer hoje para garantir mais saúde para os seus olhos.

 

O que é o glaucoma

 

Antes de tudo, vamos explicar o que é o glaucoma. Essa doença afeta os olhos e é caracterizada por um aumento da pressão intraocular e por uma alteração do nervo óptico. As fibras nervosas são afetadas e ocorre a perda parcial da visão.

 

Controle do glaucoma - estágios

 

Estilo de vida saudável

 

Em seguida, veja quais são os hábitos saudáveis que você pode praticar no dia a dia para ajudar no controle do glaucoma e até na prevenção da doença.

 

Exercite-se regularmente

 

Controle do glaucoma - exercícios físicos

 

Segundo um estudo realizado na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, a prática em até 10 minutos a mais de atividade física reduz em 25% as chances de desenvolver glaucoma.

Então, inclua já na sua vida uma rotina de exercícios físicos.

 

Medite

 

Sim, os benefícios da meditação incluem até o combate e controle do glaucoma. Pelo menos, é o que afirma esse estudo publicado no Journal of Glaucoma. E como isso acontece? De acordo com os pesquisadores, a meditação mindfulness reduz o estresse, que é um dos fatores que pode aumentar a pressão ocular. Por sua vez, essa é uma das causas do glaucoma.

 

Inclua frutas, vegetais e peixe na dieta

 

De acordo com uma pesquisa feita na Universidade de Harvard, também nos Estados Unidos, comer verduras diariamente diminui o risco de desenvolver o glaucoma em 20%.

Dentre elas, as mais indicadas são as folhas verdes, pois possuem nitratos. Estes, por sua vez, são convertidos em óxido nítrico, que melhora o fluxo sanguíneo e ajuda a regular a pressão dentro do olho.

Mas, também há outros alimentos recomendados para as pessoas que sofrem com a doença, como peixes, ovos, frutas cítricas e vermelhas, cenoura e outros alimentos de cor laranja.

 

Controle do glaucoma - alimentação saudável

 

Não fume

 

Sem dúvida, não é apenas na prevenção do glaucoma que esse hábito é péssimo. Na verdade, de modo geral, fumar pode afetar diretamente à saúde dos olhos.

 

Mantenha um peso corporal saudável

 

O excesso de peso pode desencadear a diabetes, que é uma das doenças que pode provocar o glaucoma.

 

Conclusão

 

De fato, a adoção de um estilo de vida saudável ajuda – e muito – no controle do glaucoma. Então, busque incluir esses hábitos no seu dia a dia: exercícios físicos regulares, meditação, dieta rica em frutas e verduras, não fumar e manter o peso corporal.

Mas, atenção: é essencial buscar um especialista e seguir à risca o tratamento médico prescrito para o glaucoma. Pois a prática de hábitos mais saudáveis será um complemento – e só terá efeito – aliado ao tratamento recomendado.

 

Receba mais informações sobre glaucoma.

Cadastre-se