De fato, a gestão de clínicas médicas pode ser um verdadeiro desafio para os médicos. Isso porque administrar um consultório envolve diversas responsabilidades simultâneas, como organização de dados, controle financeiro, gestão de pessoas, marketing e boa experiência do paciente, dentre outros.

E, como muitos especialistas não têm formação técnica em administração de negócios, podem encarar muitas dificuldades nesta área.

Portanto, é fundamental desenvolver estratégias que garantam praticidade e produtividade no dia a dia já agitado destes profissionais da saúde. E, além disso, que auxiliem no aumento de atendimentos e melhora dos resultados.

Em seguida, veja neste artigo quais são as 5 melhores práticas em gestão de clínicas médicas.

 

Softwares médicos para organização e rápido acesso a dados

 

Atualmente, os softwares médicos ajudam a automatizar todos os processos internos do consultório. Dentre suas principais funcionalidades, estão o armazenamento do prontuário eletrônico e de dados de médicos, funcionários, do financeiro e do administrativo.

Dessa maneira, torna mais eficiente e rápida a gestão das clínicas médicas. Além disso, também é um alívio para esses profissionais que se desdobram em vários plantões, consultório e estudos.

Por exemplo, há alguns programas que até enviam lembretes e pedem a confirmação da consulta agendada para o paciente. Sem dúvida, é um ótimo benefício, pois é frequente a falta nos atendimentos marcados.

Hoje, com a ampliação da telemedicina no Brasil, há também sistemas que oferecem teleconsultas, telediagnósticos e prescrição de receitas e atestados médicos digitais. Tudo com a garantia de segurança de dados do paciente e armazenamento em nuvem.

 

Atendimento focado na experiência do paciente

 

gestão de clínicas médicas

 

Os progressos na tecnologia modificaram as relações de prestação de serviços. Hoje, o cliente é o protagonista: tem maior poder decisivo em mãos e exige uma ótima experiência em todo o processo de atendimento. Além disso, também possui influência nas escolhas de consumo de amigos, familiares e seguidores na internet.

O paciente também se encaixa neste cenário. Para você entender melhor, ele passa por uma jornada até chegar ao seu consultório. Basicamente, são cinco etapas: a identificação de sintomas, a decisão de marcar uma consulta, a pesquisa do melhor médico, o atendimento e a avaliação pós-consulta.

Desse modo, é fundamental compreender e mapear a jornada do paciente para melhorar a experiência vivenciada na sua clínica. E, consequentemente, aumentar as oportunidades de captar e fidelizar ainda mais pacientes.

De fato, há problemas relatados por eles que são fácies de resolver. Em seguida, confira algumas ações que vão aumentar a satisfação do usuário:

  • Possibilidade de agendar on-line as consultas;
  • Consultório confortável;
  • Evitar atrasos;
  • Definir um padrão de atendimento de qualidade;
  • Diminuir o tempo de espera entre os estágios da jornada do paciente;
  • Humanizar o atendimento;
  • Investir em tecnologias que agilizem o atendimento e garantam diagnósticos mais assertivos.

 

Boa gestão financeira

 

Sem dúvida, uma boa gestão financeira é um dos requisitos mais importantes para impedir prejuízos e diminuir os gastos da clínica. Para isso, é necessário desenvolver um planejamento assertivo de gastos e investimentos.

Neste sentido, é importante reconhecer e mensurar os recursos envolvidos em todas as áreas da sua clínica. Assim, terá os valores disponíveis em mãos para decidir quais rumos tomar e como aplicar cada um deles de forma eficaz.

Em seguida, selecionamos algumas dicas para ajudar nesse objetivo:

  • Realize um bom controle do seu fluxo de caixa;
  • Não misture contas pessoais com as da clínica;
  • Automatize processos internos;
  • Tenha um bom planejamento financeiro;
  • Acompanhe as despesas e receitas;
  • Utilize um bom sistema de gestão de clínicas médicas.

 

Gestão de pessoas

 

gestão de clínicas médicas

 

Atrair e reter talentos também é um grande desafio na gestão de clínicas médicas. Essa área também necessita de bastante atenção, pois está vinculada diretamente com a experiência do usuário, por exemplo.

Dessa forma, há algumas ações que podem ajudar na melhora do trabalho desempenhado pelos funcionários. Confira:

 

Incentive a participação em assuntos estratégicos

Dê voz aos colaboradores. Crie um ambiente em que ele não só tenha segurança em dar opiniões, mas se sinta motivado a participar do debate de assuntos importantes.

 

Ofereça programas de incentivo

De fato, essa é uma das medidas que colaboram no engajamento e atração de bons profissionais. Pode ser prêmios em dinheiro ou experiências de vida, como viagens, vinculados ao desempenho e entrega de resultados do funcionário.

 

Defina um plano de carreira

A estagnação na carreira é um dos principais fatores de desmotivação entre os profissionais. Então, ofereça um plano de carreira claro e atrativo para que seus colaboradores saibam quais são as chances de desenvolvimento.

 

Invista em treinamentos

Como o setor de saúde evolui constantemente, é essencial que seus funcionários recebam treinamentos oferecidos pelo seu consultório. Além disso, esse ferramenta aumenta a motivação e a qualidade do atendimento, refletindo mais uma vez na experiência do paciente.

 

Presença digital

 

Com a ascensão da internet e o surgimento das redes sociais, é essencial que as marcas e empresas estejam presentes e acessíveis ao consumidor. Inclusive, o seu consultório.

A maioria dos pacientes busca informações de serviços e atendimento na internet. Então, vale apostar em um site para sua clínica e perfis nas mídias sociais, como Facebook e Instagram. Afinal, hoje são ferramentas importantes de comunicação e de fidelização de usuários.

Sem dúvida, a publicidade pode ser uma ótima aliada para aumentar a visibilidade da sua clínica e criar um vínculo de confiança com o seu paciente.

Mas, há regras rígidas que devem ser seguidas à risca na hora de divulgar informações e serviços neste setor. Fique atento.

 

Quer saber mais sobre gestão médica? Acompanhe o blog da Phelcom.

 

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