A Phelcom Technologies lançou recentemente uma verdadeira inovação na área de teleoftalmologia: o retinógrafo portátil Eyer. Acoplado ao celular, o aparelho realiza exames de retina de alta qualidade, em poucos minutos, e envia os dados automaticamente para uma plataforma online, o Eyer Cloud.

Desse modo, um especialista em qualquer lugar do mundo pode realizar o diagnóstico remotamente. Com toda a certeza, tudo isso proporciona acessibilidade, facilidade e rapidez no atendimento.

De fato, é inegável a importância dessa inteligência artificial para a saúde dos olhos. Por isso, vamos explicar neste post como funciona o Eyer Cloud. Mais do que isso: entenda como essa plataforma contribui para a democratização do acesso à saúde em comunidades e locais que apresentam déficits em infraestrutura na área.

 

Eyer Cloud

Phelcom Eyer

 

Eyer Cloud

 

O Eyer Cloud é uma plataforma online integrada ao retinógrafo portátil Phelcom Eyer que permite armazenar e gerenciar os exames dos pacientes. Todos os dados capturados pelo equipamento são sincronizados automaticamente com o sistema, permitindo que subam para a nuvem com total segurança.

Dessa forma, qualquer profissional da área de saúde – sem ser necessariamente o especialista – pode realizar o exame em campo após breve treinamento. Com as informações disponíveis na web, o diagnóstico pode ser feito por um médico localizado em qualquer lugar do mundo.

Além de garantir o backup dos dados em um servidor seguro, o usuário tem todos os dados organizados em uma interface amigável, funcional e intuitiva. Além disso, a plataforma pode ser acessada no próprio aparelho ou por celular, tablet e computador.

Se não houver acesso à internet no momento do exame, as imagens ficam salvas no aparelho e são enviadas para a nuvem assim que houver conexão.

 

Eyer Cloud

Interface do Eyer Cloud.

 

Como funciona

 

Após validar o login e senha, o operador registra os dados da clínica. Em seguida, cadastra as informações do paciente e preenche os dados do exame que será realizado. Depois disso, faz a captura da imagem, que é salva automaticamente no sistema.

Por fim, o especialista analisa as imagens e gera o laudo em PDF, que também fica disponível na nuvem.

 

Eyer Cloud

 

Futuro

 

Devido aos exames, o Eyer Cloud armazenará um banco de dados cada vez maior com imagens de retinas afetadas por diversas doenças. Com isso, no futuro, poderá contribuir com algoritmos inteligentes em busca de padrões relacionados às principais doenças dos olhos, como já trabalha a inteligência artificial do Google.

 

Eyer Cloud31

 

Phelcom Technologies

 

Phelcom Technologies é uma startup que une tecnologia e saúde, com sede em São Carlos (SP). Cria dispositivos portáteis, conectados e vestíveis com o propósito de democratizar o acesso. Sempre oferecendo mais com menos e para mais pessoas.

O Eyer é o primeiro produto da empresa e visa auxiliar no combate à deficiência visual grave e cegueira mundial. Aliás, esses problemas atingem mais de 250 milhões de pessoas no mundo todo. Além disso, ocorre em mais de 75% dos casos por conta da falta de prevenção e correto tratamento.

Para desenvolver o produto, a startup recebeu aporte da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do Programa de Promoção da Economia Criativa da Samsung. Além disso, conta com o apoio de entidades e organizações referência na área de saúde, como o Hospital Israelita Albert Einstein.

 

Conclusão

 

Inegavelmente, o retinógrafo portátil Phelcom Eyer é uma verdadeira inovação no mercado oftalmológico. Além de oferecer maior acessibilidade, mais rapidez e precisão nos exames de retina, garante que os dados estejam seguros.

Esse é um dos objetivos do Eyer Cloud: fazer o backup das informações com total segurança para a nuvem. Assim sendo, os exames poderão ser laudados e armazenados em uma plataforma de fácil acesso para especialistas da saúde.

 

Acompanhe as principais novidades de teleoftalmologia. Acompanhe o blog da Phelcom.

 

Assine aqui