Já estamos habituados a escutar que fazemos tudo pelo smartphone hoje em dia. E, em breve, até exame de vista pelo celular poderá ser feito. Incrível, não?

A gente te explica como: um aparelho portátil acoplado a um celular realizará o exame de retina e enviará os dados, automaticamente e online, para análise de um oftalmologista. Detalhe: esse especialista pode estar em qualquer lugar do mundo.

A importância disso tudo? Só no Brasil, 85% das cidades brasileiras não possuem o serviço de oftalmologia. Esse aparelho, chamado de Eyer, levará o acesso aos exames de retina para comunidades e locais que apresentam déficits em exames, diagnósticos e tratamentos relacionados a doenças da visão, como retinopatia diabética, glaucoma, catarata e até cegueira.

Estamos falando em democratização do acesso à saúde, objetivo principal da Phelcom Technologies, idealizadora desse retinógrafo portátil.

Conheça neste post como funciona, as vantagens do Phelcom Eyer e como esse aparelho pode mudar a forma como são feitos os exames de vista atualmente.

 

O que é

 

O Phelcom Eyer é um retinógrafo portátil que funciona acoplado a um smartphone com câmera de alta resolução. O aparelho captura a imagem do fundo do olho, realizando o exame de retina. Integrado a uma plataforma online, envia automaticamente os dados para o laudo de um especialista.

 

Phelcom Eyer

 

Vantagens

 

Com tecnologia de ponta, o Eyer oferece o que há de mais moderno em retinografia portátil para prevenção e diagnóstico de doenças relacionadas à visão. Veja todas as vantagens:

  • Exame de vista pelo celular com alta qualidade;
  • Diagnósticos precisos e rápidos;
  • Custo mais baixo em relação aos retinógrafos tradicionais;
  • Portabilidade, o que permite realizar exames em vários locais;
  • Democratização dos exames de retina, principalmente em locais com pouca infraestrutura de serviços de qualidade na área, como médicos, profissionais de saúde, equipamentos, medicamentos etc;
  • Maior rapidez no atendimento, por meio de sistemas informatizados integrados a uma plataforma online com acesso via computadores, celulares e tablets;
  • Facilidade na realização de exames, que podem ser feitos em clínicas e postos de saúde;
  • Diagnóstico feito por especialistas e profissionais de referência, localizados em qualquer lugar do mundo;
  • Redução do tempo de atendimento e de custos operacionais;
  • Diminuição do deslocamento de pacientes a hospitais e grandes centros urbanos;
  • Melhora na qualidade dos laudos emitidos;
  • Sem necessidade de utilizar colírios para a dilatação da pupila;
  • Aumento na prevenção e diagnóstico precoce de doenças como retinopatia diabética, glaucoma, catarata, degeneração macular, retinoblastoma, deslocamento da retina, retinopatia da prematuridade e cegueira, dentre outros.

Conclusão

 

Hoje, a deficiência visual grave e a cegueira atingem mais de 250 milhões de pessoas no mundo todo. Atualmente, 75% dos casos ocorrem por falta de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento correto.

A prevenção das doenças que afetam a visão, e que podem evoluir para estes quadros, começa com exames de retina de alta qualidade. Para isso, é essencial levar o acesso a esses exames para todos os locais que apresentam dificuldades em realizá-los.

Exame de vista pelo celular é uma realidade próxima. E esse é o objetivo do Eyer: democratizar o acesso à saúde.

 

Receba todas as novidades sobre o Phelcom Eyer. Acompanhe nosso blog e inscreva-se para receber a nossa newsletter.

 

Assine agora